sábado, 9 de abril de 2011

"Comunicação e educação: antes e agora"

Trabalho Individual: Investigar formas de Comunicação e Educação (passado e presente) no local onde mora.
             Atualmente percebe-se que existem várias formas de comunicação, e , como  a comunicação evoluiu muito, com a educação não poderia ser diferente. Quando paramos para pensar, a comunicação influenciou de forma expansiva na educação, desde os primórdios até os dias atuais. Depois de passar por vários processos, a educação está mudada, mas ainda pode sofrer inúmeras mudanças pelo fato da era digital fazer parte do cotidiano de cada um de nós. Buscando saber mais sobre como era a educação e a comunicação, conversei com um casal que mora próximo a minha residência, ele com 41 e ela com 38 anos e pudemos perceber juntos a grande mudança que aconteceu e está acontecendo na educação. Contam eles que o acesso à escola era precário, caminhavam cerca de 4 quilômetros até chegar na escola, e esta por sua vez era uma casa velha com algumas carteias, quanto aos cadernos, utilizavam somente um que era necessário, pois nem poderiam ter mais por carência financeira, a mochila era uma embalagem plástica, geralmente de açúcar que era mais “reforçado”. Na escola os professores “corrigiam” os alunos com castigos que eram desde “reguadas” nas mãos e dedos, até ficar virado contra a parede em cima de grãos de milho. Estudavam geralmente até a 3ª ou 4ª série, somente por obrigação, pois quando ficavam mais velhos tinham que ajudar na roça e não sobrava tempo para estudar. Já na questão da comunicação contam que o acesso aos meios de comunicação como televisão e telefone era muito difícil. Tanto que quando foi falar ao telefone, meu vizinho conta que ele já tinha 17 anos e ficou muito nervoso e espantado com algo que falava e não conseguia ver ninguém falando, somente o som da voz.
            Então a partir desta conversa pode-se perceber grandes mudanças, tanto na educação como na comunicação. Este casal tem uma filha de quase dois anos e ficam espantados e admirados tamanha a naturalidade e a facilidade dela em comunicar-se ao telefone. O que para o próprio pai era um assombro, para a filha é algo do cotidiano. Acho que esta é a parte boa da evolução da educação e comunicação, a evolução do ser humano e com ele o seu meio. Porém, é preciso haver um pouco de cautela e não podemos deixar para trás os bons hábitos de ensino, como o aluno aprendendo com seus pais e professores e assim não deixar somente para a era digital “ensinar” estas crianças.
Obs: Fotos tiradas de material encontrado no Museu da Cidade.


História do Lugar onde vivo

HISTÓRIA DO LOCAL ONDE VIVO

            Moro na cidade de Três Passos, Rio Grande do Sul. A minha casa fica na Avenida Duque de Caxias, bairro operário, que fica próximo à Brigada Militar. Minha casa não fica na avenida propriamente dita, mas num beco, e por ser um pouco retirado é um lugar muito tranquilo e tenho a vista para grande parte da cidade. Cidade esta que cresceu muito nos últimos anos, e nosso bairro não poderia deixar de ser diferente. Quando viemos morar aqui, fomos os pioneiro em nossa rua, agora já está toda a rua com casa de moradores. Quando conversei com Erica Paulina Becker, 65 anos, ela contou-me que anos atrás este bairro era muito diferente. Ela mora aqui desde 1977, e conta que quando veio morar aqui, não havia iluminação pública , a maioria dos terrenos não eram loteados, não existiam muitos moradores, a rua era uma estrada de chão batido, com buracos e valetas que as vezes chegavam a meio metro de fundura.  E como tem a empresa da Sadia e tinha a empresa da ADM, a poeira era quase insuportável. Em 1964 o quartel instalou-se na cidade, mas não no local em que está atualmente e sim onde é hoje o Hospital de Caridade. Em 1966 construíram o quartel que está até hoje no mesmo local. Também asfaltaram a avenida há apenas 5 anos, o que melhorou muito, principalmente em relação a poeira, conta a moradora. Ela também relata que tudo evoluiu muito de alguns anos para cá principalmente em relação a construção civil, melhorando também na questão da aparência deste lugar, “agora está tudo muito bonito e organizado”, comenta ela. E é por isso que cada vez mais gosto de morar nesta cidade.
Minha rua
Brigada Militar

Corpo de Bombeiros
Vista parcial do hospital