No ano de 1879, quando da construção da Colônia Militar do Alto Uruguai, o Império do Brasil buscava sua afirmação como dono das terras meridionais no mesmo contexto de aquisição definitiva das Missões jesuíticas. Por ser muito distante da Colônia foi constrúida uma casa de guarda que tinha como incumbência vigiar e proteger a precária estrada. O local foi escolhido por contar com três córregos de agua potável que serviam a homens e animais, recebendo a todos os viajantes com hospitalidade e a generosidade de uma terra promissora. Inicialmente foi chamada de “Pouso dos Três Passos”, e é neste local que surge a nossa querida cidade hospitaleira. Nas terras ao redor do “pouso”, vai formando-se um povoado com pessoas atraídas pela fertilidade da terra, bom clima para a agricultura como também pela distribuição e comercialização de colônias de terras a bom preço.
A povoação era servida por telégrafo, que interligava Palmeiras das Missões/Colônia Três Passos/Alto Uruguai. A principal estrada também passava pelo povoado, sendo fator de expansão da colonização através do sertão.
A partir de 1933, o crescimento econômico e populacional da Colônia Três Passos faz com que as autoridades municipais de Palmeira das Missões transformem-na no 5º Distrito. Feito este ato, o povoado segue recebendo colonizadores, principalmente alemães que, vindos de áreas anteriormente ocupadas, buscavam terras no Noroeste, interiorizando a colonização germânica rumo às novas terras e novas oportunidades.
Para garantir a integridade do território e evitar manifestações de apoio ao Eixo, as autoridades decidem-se pela criação de inúmeros novos municípios. Tratava-se de levar autoridade até as colônias. A história da formação da comunidade de Três Passos não é diferente de qualquer outra localidade que contou com a participação do imigrante na definição de um núcleo populacional com importância regional. A 28 de dezembro de 1944, sob decreto lei nº 716, assinado pelo general Ernesto Dornelles, foi criado o 92º município do estado do Rio Grande do Sul, Três Passos.
Vista áerea da cidade nos dias atuais.
Fonte: Google.
Economia
Três Passos, desde seu nascedouro, caracterizou-se pela atividade agrícola minifundiária. Esse setor, ainda bastante preponderante, notabiliza-se pelo cultivo de soja, trigo, milho e pela criação de suínos e gado leiteiro.
Em razão de seu setor agrícola desenvolvido, abrem-se oportunidades ímpares no ramo da agroindústria. Conta também com relevante desenvolvimento do setor moveleiro e de indústrias do vestuário. Sua proximidade com a República da Argentina dota-lhe de posição geográfica em relação ao MERCOSUL.
Educação
Três Passos possui um campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), cuja reitoria se localiza em Ijuí, além da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)e também pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com parceria firmada com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Univerdade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Turismo, Lazer e Cultura
Três Passos também realiza a FEICAP, Feira para apresentar o comércio local, feira esta que no próximo ano estará em sua 12ª edição. Outra feira importante que acontece é a feira do livro FETRELI, que é promovida pelo Colégio Ipiranga, juntamente com a municipalidade. Três Passos ainda conta com vários outros eventos que valorizam e diversificam o comércio e a cultura local, como: BLUMENFEST que é realizada a cada dois anos, Festas locais, do Frango e da Mandioca, realizadas todos os anos, bem como, a caminhada da fé que é realizada até o santuário dos mártires Pe. Manoel Gomes Gonzales e Coroinha Daronchi, na localidade de Padre Gonzales.
Vista parcial do parque Frei Ivo, uma das áreas de lazer da cidade, usada para práticas de exercícios físicos e também para passeios das famílias trespassenses.
Museu da Colonização. Local onde são encontrados vestígios, ferramentas e utensílios usados antigamente na região, desde maquinários de uso rural, até computadores e máquinas de calcular e escrever, utilizadas há alguns anos, vale a pena fazer uma visita!
Praça Reneu Geraldino Mertz. Esta praça passou por modificações há alguns anos e agora mostra os resultados, um lugar bonito e agradável de ficar, esta imagem de uma mão que vemos na foto simboliza um dos marcos históricos da cidade que foram as três nascentes a qual deu origem ao nome da nossa cidade.
Uma estátua situada na entrada do santuário dos mártires Padre Manoel Gomes Gonzales e Coroinha Abilio Daraonchi, situado na localidade de Padre Gonzales, distante 5 km de Três Passos, também um ponto turistico, onde atrai muitos fiéis e adeptos de toda a nossa região.
Vista parcial da FEICAP - Feira da industria e comércio de Três Passos. Esta feira acontece a cada dois anos, no intuito de impulsionar as vendas do comercio local e valorizar a nossa região.